Post Page Advertisement [Top]

Dicas de Viagem: Nova Iorque



Confesso que só de pensar em Nova Iorque fico a suspirar. Ainda não passaram 2 anos desde que lá fomos, mas a vontade de voltar é muita. E vontade de voltar é coisa que a mim não me acontece muitas vezes. Gosto de conhecer coisas novas, novos sítios e novas culturas, pelo que é raro sair de um sítio e pensar "quero cá voltar". Até hoje, aconteceu-me com Nova Iorque (porque ainda há tanta coisa por ver...) e com Bali (porque é deliciosamente apaixonante). De resto, faço check e sigo para a próxima.

Já vos tinha dito que a viagem a Nova Iorque não teve propriamente uma preparação prévia - mudanças de emprego e de casa fizeram com que tudo acontecesse um bocadinho em cima do joelho - mas há algumas coisas que precisam de saber antes de apanhar o avião...

1 - Visto de Entrada nos Estados Unidos

Para entrar nos Estados Unidos da América vão necessitar de requisitar um ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Basicamente, é um visto electrónico de entrada, que pode ser tratado através de um website oficial. O processo não é muito complicado: basta preencher um formulário (neste passo podem surgir algumas dúvidas, mas o próprio site é autoexplicativo), fazer o pedido e pagar a taxa (14$00) através de Cartão de Crédito ou PayPal. A página está disponível em português e, apesar de se notar que é uma tradução automática e com algumas falhas, é perfeitamente perceptível toda a informação necessária para completar o processo.
Após submeter o vosso formulário, têm sete dias para completar o pagamento. Depois de efectuado o pagamento da taxa, a resposta final demora cerca de 72 horas a ficar disponível.

Não é necessário levarem o visto convosco, pois é consultado automaticamente à entrada nos EUA, através do vosso número de passaporte. No entanto, principalmente em voos com escalas, podem requisitar-vos uma prova de que pediram o ESTA. Mais vale prevenir...

Uma das coisas boas deste visto é que tem a duração de 2 anos. Por isso, podem reutilizá-lo para futuras viagens aos E.U.A. mesmo que não tenham o mesmo destino. Por exemplo, este ano quando visitámos Miami aproveitámos o ESTA que tínhamos requisitado para Nova Iorque. Apenas foi necessário realizar uma alteração de dados no site, sem qualquer custo.

2 - Dinheiro

A moeda utilizada nos E.U.A. é, como é de conhecimento geral, o dólar. É das moedas mais fáceis de adquirir e, portanto, não existem grandes dificuldades quanto a esta parte. Nós, como de costume, recorremos à Real Transfer para trocar euros por dólares. Optámos por levar o dinheiro já trocado, de acordo com a previsão de gastos que tínhamos. No entanto, acabámos por efectuar também pagamentos com cartão de crédito e as taxas, no nosso caso, foram bastante simpáticas.
Caso tenham essa hipótese, evitem trocar dinheiro em Nova Iorque. Nos últimos dias tentámos trocar dinheiro no centro da cidade e a taxa de câmbio era ridiculamente alta, apresentando o Dólar como sendo mais valioso do que o Euro.

3 - Segurança

Não sentimos, em momento nenhum, insegurança nas ruas. Andámos sempre com mochilas, câmaras fotográficas reflex, GoPro's e outros apetrechos apetecíveis - mesmo à noite - e nunca tivemos o mínimo problema.
Nos monumentos e locais públicos, nota-se um enorme (e rígido) sistema de segurança. Há revistas constantes, detectores de metais e muita segurança (desde polícia a segurança privada) por todo o lado. Em alguns monumentos (como o Empire State Building) não nos foi possível levar alguns objectos (como o cabo da GoPro) por motivos de segurança, mas foram cautelosamente guardados na recepção e recolhidos no final.

Uma das coisas que mais me fascinou (ainda não sei se pela positiva ou pela negativa) foi a Polícia de Nova Iorque. Já sabia, à partida, que não "brincam em serviço", mas não esperava uma linha tão ténue entre a simpatia e a brutalidade. Para vos dar um exemplo, aconteceu-nos um polícia estar a conversar alegremente connosco sobre as nossas profissões, brincando e dizendo piadas e, no segundo seguinte, berrar "PUT THE PHONE DOWN PUT THE PHONE DOWN", completamente alterado, para o senhor atrás de nós. A plasticidade é tanta que no segundo seguinte estava outra vez a fazer piadas connosco.

4 - Deslocações

Se já vos disse que andámos mais do que 80 quilómetros a pé durante os cinco dias que por lá estivemos, não é preciso dizer-vos que o nosso meio de transporte preferido foram os nossos próprios pés, pois não? Andámos, andámos e andámos. Recorremos pontualmente ao metro (o nosso sistema de Metro é lindo, limpo e arejado, comparativamente com aquele) e a táxis (não tivemos a melhor experiência). Se fosse hoje, não hesitaria em recorrer à Uber quando necessário.

5 - Entradas/Bilhetes/Acessos

Nova Iorque é um espectáculo por si só, mas há muitas atracções que é necessário pagar para ver: Empire State Building, Top of The Rock, os espectáculos da Broadway, etc. Em épocas de grande afluência turística - que em Nova Iorque é praticamente todos os dias, a não ser que apanhem temperaturas negativas como nós e não haja filas em lado nenhum - as filas para comprar bilhetes são gigantes e maiores do que as filas para entrar nas atracções. Por isso, se tiverem oportunidade, adquiram os bilhetes com antecedência, em sites credíveis ou na recepção do hotel (nós fizemos isso e correu muito bem).

6 - Compras

Depois de (não uma mas) duas publicações completamente dedicadas às compras - aqui e aqui, resta-me apenas recomendar-vos que não percam a cabeça (ou percam, caso possam) e levem muito espaço vazio na mala. A oferta é grande e os preços são apetecíveis! Alerto-vos apenas para que não comprem vários objectos iguais e para que retirem todas as etiquetas das peças novas, de forma a evitar problemas na alfândega no aeroporto.

Nova Iorque não é propriamente como viajar para a Ásia, em termos de saúde e higiene, portanto quanto a esses pontos não há grande informação a dar-vos. Tudo na América é demasiado regrado e informado - nas wc's há sinais a dizer "Employees must wash hands before returning to work", por exemplo - e a segurança é praticamente elevada ao patamar da paranóia. Preparem-se para serem revistados, terem malas a serem revistadas e ouvirem berros caso não cumpram alguma das regras. Fora isso, desfrutem ao máximo. 

Um dia destes ainda nos encontramos por lá...

Bottom Ad [Post Page]