Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Riviera Maia (7 dias)



Tal como Ele disse, o México é um destino que nos diz muito, por motivos pessoais. É tudo aquilo que imaginamos dele - praias paradisíacas, cultura, desporto, aventura, etc. - e mais uma caixinha de surpresas. Mas como os sentimentalismos não são para aqui chamados, e tendo em conta que vos aconselhámos o México anteriormente, vamos passar à acção: neste texto vão encontrar um resumo do que visitámos e fizemos no México (além da praia). 
Se estão à procura de informação sobre Xcaret, lamento mas não vão encontrar. Se querem realmente conhecer a cultura e a história locais, estão no sítio certo. Vamos a isto:

- Ek Balam

Ek Balam é uma antiga cidade Maia situada em Yucatán, e o seu nome significa "jaguar negro". Foi recentemente restaurada e portanto é um importante ponto turístico da região. É dos poucos templos a que ainda é permitido subir. A entrada do templo representa a boca de um jaguar e as vistas, bem lá de cima, valem a pena. Cuidado com as dores musculares e as vertigens, a altura é bem maior do que parece...!






- Chichen Itza

Chichen Itza é, por si só, o ponto turístico do México. Não é para menos: é nesta antiga cidade Maya que se situa a famosa pirâmide de Kukulkan, uma das sete maravilhas do mundo. A sua grande importância deve-se ao facto de, durante muito tempo, ter sido o centro da religião em Yucatán.
Visitar esta pirâmide é uma experiência por si só (e sim, a pirâmide é pequena). Já não é possível subir - as subidas foram proibidas como garantia da preservação do monumento, pois muitos turistas tentavam "levar" pedrinhas como recordação ou escrever os nomes nas paredes - mas uma visita com um guia dedicado faz com que a experiência seja muito melhor do que isso. Não quero estragar as surpresas, mas há fenómenos acústicos, de luz e sombra relacionados com a estrutura da pirâmide, alguns ligados aos solstícios e equinócios. Tive a oportunidade de experimentar o fenómeno acústico, que ainda hoje em dia se encontra por explicar.
Além da pirâmide de Kukulkan, há mais ruínas para visitar e um longo mercado tradicional onde podem optar por adquirir algumas recordações locais.







- Tulum

Tulum é outro "postal" mexicano. A maior parte das famosas fotos de palmeiras, rochas e água azul turquesa são tiradas aqui. Esta zona arqueológica situa-me mesmo na Riviera Maya e é conhecida exactamente por se situar à beira mar, com uma vista espectacular.






-  Playa Paraiso

Acho que o nome da praia, por si só, dispensa qualquer apresentação. Palmeiras (muitas), areia branca, água azul turquesa e quente. Apesar de o mar nesta zona ser um pouco agitado, vale a pena visitar a praia para um mergulho.





- Aldeia Maya

Numa das excursões que fizemos, tivemos a oportunidade de visitar uma aldeia Maia. É uma aldeia que está perfeitamente acostumada a receber turistas mas que mantém as características próprias (não há cá painéis solares nem televisões, como ouvi relatos de outras zonas). 
A família que aqui reside é completamente auto suficiente e portanto poderão encontrar várias espécies animais, árvores de fruto, etc. Há também uma macaca de estimação, a Natacha.
Tivemos ainda a oportunidade de conhecer o xamã da aldeia, que proferiu uma reza e nos abençoou, conforme a tradição. Crentes ou não, é uma experiência diferente e que vale a pena experimentar.







- Coba

Cobá é, talvez, mais conhecida por ser uma enorme pirâmide que é possível escalar. As ruínas da cidade maia de Coba são enormes e ao entrar no recinto de parque arqueológico é possível visitar vários pontos. O trajecto até à pirâmide maior é feito ou de bicicleta ou de triciclo, dependendo das vossas preferências. 
Além de subir à pirâmide - com vistas incríveis para a lindíssima floresta tropical que a rodeia - não deixem de espreitar a pedra que deu origem à profecia maia do fim do mundo.






- Xel Ha

Se assim que vêem água entram em "modo peixe" e ficam lá até ganharem guelras, este é o programa indicado para vocês. Xel Ha é um parque natural criado nas margens de um rio. É considerado um dos maiores aquários do mundo, dada a quantidade de espécies que é possível conhecer e observar.
Basicamente, é possível descer um rio, a nado ou utilizando bóias, fazendo snorkeling ao longo de todo o percurso, de forma a observar as várias espécies de peixes existentes naquele habitat. Pelo caminho, vão existindo outras atividades onde é possível parar: slide, pontes de cordas, pranchas para saltar, grutas naturais, cenotes e muito mais. Experimentámos um bocadinho de tudo e só saímos da água para comer nos vários restaurantes e bares do parque. Há também a possibilidade de interagir (de forma menos natural) com golfinhos, aves exóticas, manatins, raias, etc.
Para quem seja fã deste tipo de atividades, é sem dúvida um dia muito bem passado.










- Barreira de Coral

A barreira de coral do mar das Caraíbas, com cerca de 900 km, é a segunda maior barreira de coral do mundo. Tive oportunidade de fazer snorkeling numa expedição apoiada pela National Geographic nestes corais e vale muito a pena. É possível observar vários tipos de peixes, corais, anémonas e algas. Para fazer snorkeling nesta zona é necessário ter boas capacidades natatórias (pois o barco não se aproxima da barreira) e usar apenas protector solar biodegradável, de forma a garantir que não prejudicamos a qualidade da água com produtos tóxicos para a barreira.






- Isla Contoy

Se me perguntarem qual a praia mais bonita em que já estive, não tenho qualquer dificuldade em responder. É, certamente, na Isla Contoy. Esta ilha encontra-se precisamente no limite entre o Golfo do México e o Mar das Caraíbas e é considerada uma reserva natural, pelo que tem um número limite de visitantes diários e apenas algumas expedições autorizadas podem lá ir. Fizemos esta visita também na expedição apoiada pela National Geographic (a barreira de coral fica a caminho desta ilha) e tivemos oportunidade de passar lá algumas horas.
Apenas há uma única construção em toda a ilha, que permite aos turistas subir e ter uma panorâmica geral, e que serve de abrigo em caso de necessidade. Nessa construção está também montado um pequeno museu que apresenta a fauna e flora locais e algumas curiosidades. Depois, há um trilho pelo meio da vegetação que nos permite observar a fauna e a flora pessoalmente. 




- Isla Mujeres

Como dissemos a brincar, é "a Albufeira lá do sítio". À semelhança de Cozumel, são ilhas muito turísticas e que perdem um bocadinho o encanto natural à conta da quantidade de infraestruturas desenvolvidas. Aproveitámos o tempo para passear pelo centro, onde encontrámos uma série de lojas típicas, e para beber uma água de coco fresquinha.
Felizmente, a visita a esta ilha foi apenas um pequeno "pitstop" no regresso da Isla Contoy. Não considerámos que valesse a pena uma excursão propositadamente para a conhecer.



- Cenote Ik Kil


Cenotes são cavidades naturais cheias de água, uma espécie de piscinas naturais. A Riviera Maia está particularmente recheada deles, uns mais deslumbrantes do que outros. Um dos mais conhecidos, o cenote Ik Kil, é outra das imagens de marca da Riviera Maia. 
Nestes cenotes a água é fria (gelada!) mas vale a pena um mergulho, ou um salto de uma das plataformas. A beleza da vegetação envolvente dá um encanto especial ao local e a água cai pelas várias lianas pendentes. É perfeitamente perceptível porque é que é um dos cenotes mais conhecidos da região, é espectacular!
Se forem aventureiros e resolverem saltar de uma das plataformas, é muito importante que tenham em atenção que o facto de não ser água salgada vai fazer com que o impacto vos leve muito mais fundo - o cenote tem 40m de profundidade - e portanto é preciso que impulsionem o vosso corpo para a superfície rapidamente. Se a coragem vos falhar e fecharem os olhos na descida, não se esqueçam de os abrir na subida: a imagem da água cristalina com os raios de sol é verdadeiramente deslumbrante.




- Cenote Ponderosa

O cenote Ponderosa é diferente do cenote Ik Kil. Não tem o mesmo efeito de ser uma cavidade pois é muito mais aberto. É perfeito para descobrir alguns rituais maias. Também conhecido como o Jardim do Éden, este cenote era o local onde existiam algum sacrifícios humanos e onde havia ofertas de jade e ouro, que eram atirados à água.
O cenote tem 15 metros de profundidade e é possível ver peixes cintilantes a nadar dentro e fora das cavernas submarinas. A área é coberta em parte por um tecto rochoso, como se tivesse sido esculpido a partir de uma floresta tropical. É possível saltar do rochedo e nadar até à lagoa de água doce, fazer snorkeling, ou fazer mergulho em cavernas.



- Mergulho com Tartarugas

A excursão de mergulho com tartarugas é feita na praia de Akumal, que na língua Maya significa "Lugar de Tartarugas". Chegados à praia (mais uma vez com um aspecto paradisíaco), começamos por vestir todo o material de mergulho para ir à procura das tartarugas.
Já dentro do mar e sempre à tona da água, foi possível ver várias tartarugas de diferentes tamanhos e espécies.







- Coco Bongo Playa del Carmen

Um dos locais nocturnos de maior sucesso é o Coco Bongo. Uma discoteca inspirada na discoteca do filme "A Máscara" (originária em Cancún). Embora seja uma discoteca, não é uma discoteca típica como estamos habituados. A afluência é enorme, ao ponto de quase não se conseguir movimentar lá dentro. Depois existem vários espectáculos durante toda a noite para garantir a animação durante toda a noite. A discoteca é em escada, para permitir que toda a gente consiga ver todos os espectáculos em qualquer ponto em que estejam.




A viagem ao México foi das poucas viagens que fiz em que optei por um pacote de agência de viagens, e é um dos poucos casos em que este tipo de pacotes vale a pena. Os sete dias incluídos no pacote são curtos para a quantidade de opções e actividades que o México nos oferece. Foi difícil conciliar tudo e ficar com tempo livre para aproveitar o hotel, também.

A grande maioria das excursões que realizámos - à excepção da excursão à Isla Contoy - foi feita com o Miguel Castela, da Exploratours. O Miguel é português e vive no México há vários anos, onde criou uma empresa de excursões especialmente dedicada aos portugueses. Se pensam que ao fazer as excursões com um português pode fazer com que percam alguma essência da cultura, garanto-vos que não acontecerá. O Miguel conhece muito bem o México e a sua cultura, e faz-se acompanhar do Abraham, um simpático mexicano de origem Maia. Todas as excursões foram riquíssimas em informações - conheço pessoas que foram a Chichen Itza e não ficaram a saber metade do que nós aprendemos e presenciámos - e temos tido o melhor feedback das pessoas a quem já recomendámos a Exploratours. Apenas vos deixo um aviso: se não querem ver recorrentemente fotos da Playa Paraiso com a descrição "O meu escritório" depois de voltarem, não o adicionem no Facebook!



Já vos demos todas as informações do que fazer e experimentar, já vos indicámos pacotes de férias baratos... só falta mesmo fazer as malas e partir!



Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]